Mestre Limão

Mestre Paulo dos Santos, nasceu em 18/07/1945, em Santo Amaro da Purificação, Bahia.

Aprendeu capoeira quando criança, nas rodas de rua. Tornou-se aluno de Mestre Caiçara (que foi um grande Angoleiro)

Apelido: Recebeu este apelido do Mestre Canjiquinha, devido ao fato de vender limão na feira.

1969 – Veio para São Paulo, juntamente com o Mestre Caiçara para gravar um disco. Começou a frequentar as rodas da república, fez amizades com vários capoeiristas vindos da Bahia como: Mestre Joel, Mestre Suassuna, Mestre Brasília entre outros.

Mestre Limão, conheceu Mestre Pinatti, com o qual consolidou uma amizade e foi convidado junto também com Mestre Paulão para abrirem uma academia. Ainda no ano de 69, mas precisamente no dia 01 de agosto de 1969, foi fundada a Academia São Bento Pequeno, onde eram sócios: Mestres: Limão, Paulão e Pinatti.

Em 1970, Paulo Limão (Mestre Limão)sentiu necessidade de fundar a sua própria academia e a fundou no dia 01 de junho de 1970, na Avenida Morumbi (Academia Quilombo dos Palmares (Zona Sul-SP), ganhou muitos alunos, respeito e admiração tornando-se um dos maiores nomes da capoeira.

Mestre limão, apesar de ter se dado muito em SP, frequentemente ia para a Bahia visitar seus familiares, onde ele permanecia na maioria das vezes por muito tempo; de 6 meses a 1 ano na sua velha Bahia.

Limão era Angoleiro, mas ele ensinou a Regional ; as únicas pessoas que ele ensinou Angola foi para o seu Sobrinho Limãozinho, Silvio Acarajé, para o Jorginho (este depoimento é segundo Mestre Limãozinho.

Limão era um fino aplicador de rasteira. Uma frase que Mestre Limão dizia com muita freqüência era: "Tem aluno e tem discípulo, o discípulo quer pegar toda a essência do Mestre."

Mestre Limão faleceu em 1985, Limão foi para a Bahia, para nunca mais voltar. Foi a sua última viagem a tão querida Bahia.

A Viajem sem Volta.

Mestre Limão faleceu na Usina Paranaguá; ele teve uma briga pessoal com um cara da lavoura da cana."

Relato na época divulgado no jornal da bahia segundo Prof.José Roberto:

No ano de 1985, Limão resolveu ir embora para a Bahia e foi trabalhar na Usina Paranaguá, em Santo Amaro da Purificação. Lá na usina ele se desentendeu com um rapaz e acabou matando o cara com um golpe de Capoeira. Foi feita uma cilada na Fazenda e Limão foi morto a traição. Ele foi esquartejado com grande crueldade, mas deixou sua marca registrada como um dos melhores capoeiristas que o Brasil já teve.

Fonte: Capoeira Arte e Vida Fundação Filantrópica - Professor José Roberto